FALB - Notícia - FALB comemora os resultados de 2020
Roda de Conversa em Xaxim (SC) - Tema: Violência Contra a Mulher Voluntários em Abelardo Luz (SC) Cinema da Reciclagem com a Turminha da Reciclagem FALB realiza investimentos em instituições de SC e RS Voluntários realizam doação de produtos ao Centro de Convivência de Idosos de Chapecó (SC) Apresentação sobre a FALB em Tapejara (RS) Sensibilização PAPCD em Itajaí (SC) Eco Cooperação retoma algumas atividades presenciais em escolas Vozes do Corpo promove atividade de Dia das Crianças para educandos do CRAS da Efapi "A soma de todos os sabores" encerra 2021 com sucesso em quatro Estados

PROGRAMA CENTRO DE MEMÓRIA

Voltar

FALB comemora os resultados de 2020

Compartilhe:

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, divulgou seu relatório social e comemora os expressivos resultados obtidos em 2020. Com sede em Chapecó (SC), a FALB incentiva, promove, coordena, articula e executa programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento socioambiental e cultural, com atuação de seis programas: Amigo Energia, Eco Cooperação, Atitude Agora, Vivendo Saúde, Centro de Memória e Vozes do Corpo.

As atividades referentes ao Programa Amigo Energia têm por objetivo incentivar e consolidar o trabalho voluntário nas comunidades em torno da Aurora Alimentos e promover a participação em ações socioambientais e solidárias para o exercício da cidadania. Visando promover o trabalho de voluntariado empresarial, conta com um time forte de 2.297 voluntários em 8 estados e 26 municípios. Em março de 2020 foi necessário alterar o planejamento das ações em função da pandemia e, desta forma, buscar alternativas a fim de amenizar as demandas que foram surgindo devido ao período. O trabalho foi se moldando com o intuito de atender com a maior brevidade as necessidades apresentadas pela comunidade.

Entre as iniciativas que possibilitaram beneficiar a comunidade estiveram as ações contra à Covid-19. Foram realizadas doações, juntamente com parceiros da FALB, de 350 máscaras aos Hemocentros (Hemosc) de Chapecó (SC) e Joaçaba (SC) e para a Casa de Apoio Maria Maria, também de Chapecó. Além disso, a FALB adquiriu e doou 200 kits para confecção de máscaras de tecido, que contou com o auxílio dos voluntários de 16 unidades da mantenedora no País. Ao todo, os kits renderam 5 mil máscaras que foram entregues para a comunidade.

Além das máscaras, a FALB doou 100 toalhas brancas para o Hospital Regional do Oeste para profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A Fundação se mobilizou com doações de alimentos, totalizando 193 cestas básicas, com destaque para a doação que ocorreu no município de São Gabriel do Oeste (MS) para famílias da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem (Cooperasgo), que tiveram o trabalho interrompido por conta da pandemia.

As campanhas de doação de sangue também obtiveram êxito no ano passado. Durante o ano, 375 voluntários participaram das ações em 5 Hemocentros (SC, RS, SP e PR), podendo ter salvo até 1.500 vidas.

Segundo a diretora da FALB, Sonara Ramos, entre as iniciativas de destaque em 2020 esteve o Programa Eco Cooperação com o Projeto Tampinha Voluntária. O objetivo do projeto é praticar a logística reversa com a coleta de tampinhas de plástico e posterior venda para empresas de reciclagem, permitindo a obtenção de fundos financeiros que são revertidos em ações sociais. O projeto foi lançado em março de 2020 em todas as unidades da cooperativa.

As unidades da Aurora cooperaram intensamente com o projeto que coletou e encaminhou para reciclagem mais de 3 toneladas de tampinhas plásticas, obtendo um retorno financeiro de R$ 4.481,70. Com esse recurso foi possível auxiliar quatro empregados da mantenedora.

Além do Projeto Tampinha Voluntária, o Programa Eco Cooperação conta com outras quatro campanhas de reciclabilidade, sendo elas: Instrumentos de Escrita Usados, que arrecada canetas, lápis, borracha e outros materiais de escrita usados para um destino ambientalmente adequado; Campanha Meias do Bem, que arrecada meias usadas que são enviadas à Puket para se tornarem cobertores para doação; Eu Ajudo na Lata, da Unimed Chapecó, que possibilita coletar lacres de alumínio para comercialização e o valor é utilizado para a compra de itens de acessibilidade; e o Brasil sem Frestas que por objetivo a arrecadação de embalagens cartonadas (caixinhas de leite), que são utilizadas para forrar casas, protegendo-as do frio e umidade.

Com objetivo de promover a educação ambiental, o Programa Eco Cooperação também promoveu concursos e campanhas nas redes sociais da FALB como o Desafio da Semana do Meio Ambiente, que recebeu mais de 580 fotos de mais de 200 participantes de 46 cidades brasileiras.

OUTROS PROGRAMAS

A FALB também realizou atividades no Programa Atitude Agora, que foca na inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. No ano passado, o destaque é do Concurso da Semana da Pessoa com Deficiência que premiou a melhor frase de resposta à pergunta "Para você, como é estar inserido no mercado de trabalho?". Mais de 120 empregados da mantenedora Aurora Alimentos responderam à pergunta e participaram do sorteio de uma camisa da Chapecoense.

No Programa Vivendo Saúde, que visa a qualidade de vida, com ênfase na prevenção, ainda antes da pandemia no início de 2020, foram realizadas ações do Carnaval da Prevenção, que traz informações sobre abuso de drogas lícitas e ilícitas e ISTs.

No Programa Centro de Memória Aury Luiz Bodanese, que tem como propósito organizar e preservar a documentação histórica da sua mantenedora, foi lançada a cartilha "A Soma de Todos os Sabores: as histórias, as receitas e os aromas", por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto contou histórias de 20 famílias brasileiras resgatando tradições familiares por meio da culinária.

Por fim, também foi realizado o Programa Vozes do Corpo, que visa, por meio da dança, formar crianças e adolescentes mais críticos e participativos. Em 2020, o Programa contou com mudanças, passando do presencial para plataformas online, a fim de manter os educandos em aulas de dança para não perder a essência do programa. Afinal, a atividade é essencial para manter a concentração, ajudando com a disciplina e, além de tudo, o corpo em movimento, contribuindo com a saúde e qualidade de vida dos participantes. O Programa também promoveu o concurso do Dia Internacional da Dança para complementar as aulas de Danças Urbanas e estimular a criatividade dos educandos.

"Foi um ano marcado por desafios e que exigiu ainda mais criatividade, agilidade e resiliência, principalmente, da equipe da FALB para repensar as ações do ano. Acreditamos que chegamos ao final do ano atendendo à finalidade da Fundação, realizando ações do eixo socioambiental e cultural que são nosso foco", avalia Sonara.

Compartilhe:




Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Bodanese - Todos os direitos reservados