FALB - Notícia - FALB e Aurora Coop fortalecem ações de inclusão das pessoas com deficiência
Ação Cooperada em Palmitos/SC Desafio Recicla FALB arrecada mais de 27 toneladas de materiais recicláveis Ação Cooperada em Formosa do Sul/SC Programa Vozes do Corpo encerra com apresentações de dança ao som de grandes ícones culturais Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Coop oficializam a união de 21 casais no Casamento Cooperado Ação Cooperada em Saudades/SC FALB e Aurora Coop sensibilizam colaboradores sobre sustentabilidade FALB e Aurora Coop celebram a união de 22 casais Voluntários ajudam a revitalizar espaço escolar Ação Cooperada em Joaçaba/SC

programa atitude agora

Voltar

FALB e Aurora Coop fortalecem ações de inclusão das pessoas com deficiência

Compartilhe:

Sensibilizar sobre o respeito à dignidade e à igualdade de todos tanto no mercado trabalho quanto na sociedade. Esse foi o foco das ações promovidas, no dia 23 deste mês, pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), no auditório Afonso Dresch da Unoesc Campus I, em Joaçaba/SC. A programação contemplou a formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD) e o Workshop “Viva as Diferenças”.

O primeiro evento foi a formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD), que contou com 20 formandos. O curso teve duração de três meses e foi ministrado por profissionais da FALB e por colaboradores da Unidade Aurora Coop de Joaçaba/SC para alunos encaminhados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) dos municípios de Catanduvas, Capinzal, Irani, Vargem Bonita e Joaçaba.

Em seguida, ocorreu o Workshop “Viva as Diferenças” que tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência, empresas e entidades, promovendo socialização, reflexões e a criação de novas oportunidades voltadas à inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. O Workshop contou com as seguintes apresentações: “Desafio da Inclusão nas Empresa” com Rodrigo Spillari da Aurora Coop e “Importância da Inclusão” com Lisiane Vieira – Juíza do Trabalho; duas palestras: "Diversidade e Adversidade: Respeitando as diferenças e Fazendo a Diferença Os 5 Pilares da Inclusão” com o Mano Down; e “A forma como escolhermos olhar para o mundo, cria o mundo que vemos e somos” com Steven Dubner, além de um belo e emocionante Desfile Inclusivo.

“Mais uma vez estamos orgulhosos por cumprir com êxito essas iniciativas tão importantes para fortalecer as ações de inclusão. Vivemos as diferenças no dia a dia e é fundamental continuarmos falando cada vez mais sobre inclusão social, profissional e pessoal das pessoas com deficiência. É gratificante poder afirmar que já evoluímos muito, mas sabemos que ainda há desafios pela frente e podemos avançar ainda mais”, destacou diretora administrativa da FALB Sonara Bergamo Ramos.

Sonara reforçou, ainda, que ter um olhar de empatia e amor ao próximo é o primeiro passo para a inclusão. “Os feedbacks positivos e os relatos emocionados dos alunos sobre o curso nos confirmaram que estamos no caminho certo. O sucesso do Workshop Viva a Diferença também nos mostrou que conseguimos cumprir nosso propósito de mostrar que somos todos iguais em meio às nossas diferenças. Quero aproveitar para agradecer os parceiros nestas iniciativas e todos os nossos voluntários que não mediram esforços para concretizar com sucesso os eventos”.

O gerente da Unidade da Aurora Coop de Joaçaba, Rodrigo Spillari, destacou que com o apoio da FALB, a Aurora Coop tem uma política de inclusão muito bem estabelecida. “Isso possibilita trabalharmos ações internas e externas, visando não só a contratação de pessoas com deficiência, mas, principalmente, valorizar as suas habilidades”.

“A inclusão no trabalho significa muito mais do que ter um emprego, uma renda”, disse a Juíza do Trabalho, Lisiane Vieira, durante a solenidade realizada no auditório da Unoesc. “Ela dignifica o ser humano, pois é a partir do trabalho que ele passa a ser visto na sociedade e por ele próprio como alguém produtivo, que tem o seu valor”, afirmou a magistrada.

O coordenador da Central de Relacionamento da Unoesc, Jefferson Alan Flemming, destacou que a Universidade apoia iniciativas como essa da Aurora Coop, uma vez que a inclusão está alinhada com a missão enquanto instituição comunitária que atua com compromisso social.

Os eventos foram possíveis com o apoio do SESCOOP/SC, das Cooperativas Filiadas ao sistema Aurora Coop: a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia - Copérdia e a Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis – Coolacer, das empresas: Organizações Limger uma Empresa do Grupo Liderança Serviços e a Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Joaçaba, além das entidades parceiras, voluntários da Aurora Coop e da comunidade.

Fonte: MB Comunicação

Compartilhe:




Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Bodanese - Todos os direitos reservados