O Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 17 de setembro, tem um propósito nobre: unir milhares de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Para reforçar o compromisso com o meio ambiente e fazer parte desse movimento, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), instituição mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), desafiou os voluntários a realizarem mutirões de limpeza. A iniciativa foi organizada por meio do Programa Eco Cooperação.
O movimento contou com a cooperação demais de 170 voluntários do Programa Amigo Energia, de 20 Unidades Aurora Coop, em 13 cidades de três Estados, onde a Cooperativa está presente. As equipes não mediram esforços para promover a limpeza de ruas, rodovias, praças, escolas, beiras de rios e praias. Em Chapecó (SC) alunos do programa Vozes do Corpo também realizaram mutirão de limpeza nas proximidades do CRAS, no bairro Efapi. Em São Miguel do Oeste (SC) a ação contou com a parceria de voluntários da Cooper Itaipu, Cooperativa Filiada ao Sistema Aurora Coop.
Os voluntários da unidade Aurora Coop em Itajaí (SC) realizaram a ação próximo a uma área de praia e relataram que a quantidade elevada de garrafas de vidro e bitucas de cigarro chamou a atenção. Segundo eles, o movimento possibilitou a conscientização e a sensibilização das pessoas, ou seja, foi um ato que fez refletir que adquirir novos hábitos e ser mais engajado com essa causa é muito importante. Para eles, esse movimento de grande sucesso não ficará apenas em um dia, mas deve se tornar parte da cultura da sociedade.
A educadora ambiental da FALB, Darcivana Squena, destaca que a ação mostra que atitudes simples são essenciais para a conservação do meio ambiente. “Os voluntários nos surpreenderam com tanto engajamento e recolheram quantidade significativa de resíduos diversos jogados nos locais onde ocorreram os mutirões. Além de ser fundamental para manter o planeta ecologicamente equilibrado, a ação representa uma maneira de despertar a conscientização e sensibilizar as pessoas a adotarem hábitos de preservação no dia a dia. Isso representa um ato de amor com o planeta e com o futuro das próximas gerações”.
Fonte: MB Comunicação