FALB - Notícia - Conhecimento e histórias de superação marcam Workshop Viva as Diferenças
Mostra Cultural A Turminha da Reciclagem Casamento Cooperado realiza sonho de 19 casais em Abelardo Luz Ação Cooperada em Tangará (SC) Prêmio Escola Cidadã 2023 Conexão FALB e Prêmio Escola Cidadã 2023 Ação Dia Mundial da Limpeza Avaliação dos relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã Conhecimento e histórias de superação marcam Workshop Viva as Diferenças Workshop Viva as Diferenças 2023

PROGRAMA PROGRAMA DE DIVERSIDADE

Voltar

Conhecimento e histórias de superação marcam Workshop Viva as Diferenças

Momentos de conhecimento, interação e emoção marcaram o Workshop “Viva as Diferenças”, promovido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) e Fundação Aury Luiz Bodanese (Fundação ALB), na última semana, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. A iniciativa integrou a programação da Semana Inclusiva e contou com público formado por aproximadamente 800 pessoas.

O presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, explicou que o foco da entidade é atuar nos eixos social, ambiental e cultural. “Nossa missão é valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania. Sabemos que as diferenças em uma sociedade plural e multifacetada são realidade e não podemos ignorá-las. As diferenças devem, acima de tudo, ser razão para visualizarmos as oportunidades. Esse evento é apenas um exemplo daquilo que promovemos, em prol da inclusão, em parceria com outras entidades”.

O Workshop “Viva as Diferenças” teve por objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, valorizando suas potencialidades. Entre os momentos de destaque esteve a apresentação do case “Um trabalho de inclusão” conduzido pelo gerente do Frigorífico Aurora Chapecó (FACH I), Antonio Alexandre Wanzuit Junior, durante talkshow que reuniu um grupo de profissionais experientes no segmento.

Wanzuit Junior destacou a expressiva valorização da Aurora Coop às pessoas e mencionou o foco no propósito de cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos. Seguiu apontando as ações desenvolvidas para fortalecer a inclusão no FACH I e, entre elas, citou as campanhas de indicação de pessoas com deficiência dentro das unidades, o curso de Formação de Libras, a parceria com as APAES e outras entidades, eventos com os grupos de gestores e técnicos para que todos atuem de forma alinhada, entre outras ações. O movimento envolve as áreas de saúde, segurança do trabalho, social, psicologia, educação financeira, gestão de pessoas, nutrição, área da qualidade, produção, ambiental, entre outras.

“Fazer um trabalho de inclusão dessa magnitude nos enche de orgulho porque são muitas pessoas envolvidas para coordenar e atuar com uma diversidade de pessoas. Trabalhamos de forma democrática para que todos os setores estejam envolvidos”, afirmou o gerente.

Também participaram da mesa-redonda os seguintes profissionais: a auditora Luciana Carvalho; Tânia Mara Zancanaro Pieczhowshi (Unochapecó) e Eleandro de Souza Machado (Adevosc) com mediação de Paula Klauck (diretora financeira da Fundação ALB).

FORMATURA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A solenidade de formatura dos 17 alunos do Curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência, ministrado pela Fundação ALB e Aurora Coop, em Chapecó também foi um momento especial que emocionou o público. A turma contou com alunos da APAE de São Carlos, da Adevosc Chapecó e da Escola Marechal Bormann de Chapecó.A qualificação sensibilizou a família e a comunidade sobre a importância da autonomia decorrente da inclusão social e profissional.

A solenidade foi conduzida pelo diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, e pelo gerente Corporativo de Gestão de Pessoas, Nelson Rossi, que destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos. “Quero agradecer aqui os parceiros que são essenciais para cumprirmos essa missão com sucesso e reforçar o compromisso da Aurora Coop em relação à inclusão das pessoas com deficiência”, finalizou Rossi.

Durante o evento foram homenageados cinco colaboradores da Aurora Coop que foram contratados após participarem da primeira turma do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência no ano de 2010.

“EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO”

Também fizeram parte da programação o tradicional Desfile Inclusivo e a apresentação de Tiago Linck – palestrante motivacional brasileiro, natural do Rio Grande do Sul. Ele nasceu em 2007 sem braços e pernas, mas isso não o impediu de conquistar seus sonhos.

Tiago começou a palestrar aos 12 anos e já se apresentou em centenas de eventos em todo o Brasil. Com o tema “Exemplos de superação” ele contou sua história de superação, deixando mensagens que inspiram e motivam as pessoas a acreditarem em seus sonhos. A palestra teve a participação dos pais e das duas irmãs que relataram os desafios e as conquistas de Tiago desde que nasceu.

SEMANA INCLUSIVA 2023

A Semana Inclusiva foi um evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina em parceria com mais de 50 entidades governamentais e não-governamentais, para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho.


Texto: MB Comunicação





Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese - Todos os direitos reservados