Ações de saúde e segurança nas escolas atendem mais de 1,4 mil alunos
Para promover a conscientização nas escolas, a Fundação Aury Luiz Bodanese (Fundação ALB) e a Aurora Coop uniram educação, saúde e meio ambiente em uma ação voltada para a reflexão sobre a responsabilidade coletiva na geração e no descarte de resíduos. A iniciativa mobilizou os profissionais e alunos durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado no último dia 10, com o tema “Resíduos sólidos: cuidar da gente e do meio ambiente!”.
A iniciativa alcançou 19 escolas de 16 municípios dos estados de Santa Catarina (Abelardo Luz, Chapecó, Cunha Porã, Guatambu, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, São Miguel do Oeste e Xaxim), Paraná (Castro e Mandaguari), Rio Grande do Sul (Erechim, Sarandi e Tapejara) e Mato Grosso do Sul (São Gabriel do Oeste). No total, 65 turmas e 1.411 alunos participaram das atividades, que foram adaptadas às diferentes faixas etárias.
Estudantes do pré-escolar ao 5º ano engajaram-se em dinâmicas educativas com base no vídeo A Turminha da Reciclagem. Os alunos do 6º ano em diante, até a educação de jovens e adultos (EJA), assistiram a palestras de educação ambiental e sua relação com a conservação da saúde pública e com a prevenção de acidentes que podem ocasionar deficiências. “Reforçamos a importância do descarte correto dos resíduos focado na prevenção de acidentes voltados ao manuseio incorreto dos resíduos e na prevenção de doenças”, destacou a Analista de Programas Sociais da Fundação ALB, Gabriela Concolatto.
Além de alertar sobre os impactos ambientais e sanitários do descarte inadequado, as atividades valorizaram o trabalho dos profissionais da limpeza urbana e os riscos que enfrentam diariamente.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha é promovida em âmbito nacional por meio de uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MTE). O objetivo é consolidar uma cultura de prevenção e segurança desde a infância, conforme determina a Lei nº 12.645/2012, em alinhamento com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).
“Atuar junto às escolas é uma forma de promover a conscientização de crianças e jovens que representam o futuro do país”, complementou Gabriela ao destacar que o movimento está alinhado ao propósito da Fundação de planejar e realizar iniciativas que transformem positivamente a cultura das comunidades e garantam segurança, saúde e bem-estar.





