Ir para o conteúdo

Campanhas de reciclabilidade arrecadam 19 toneladas de materiais em 2025

05 dez 2025

A adoção de práticas simples, mas com impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Este é o ideal reforçado pela Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB) e pela Aurora Coop com as campanhas de reciclabilidade, que vão ao encontro com o tripé da sustentabilidade ao envolverem responsabilidade ambiental, viabilidade econômica e desenvolvimento social. Em 2025, 19 toneladas de tampas plásticas e lacres de alumínio foram arrecadados por meio de um movimento que envolveu colaboradores de unidades da Aurora Coop de todo o Brasil e alcançou também a comunidade em geral, reforçando o poder da mobilização social.

As campanhas são permanentes e garantem que os resíduos recebam a destinação ambientalmente adequada, evitando que tenham como destino os rios, bueiros, praças e ruas. Desde 2020, início do projeto, mais de 60 toneladas já foram recolhidas e encaminhadas à reciclagem. “A iniciativa reduz os impactos ambientais e permite captar recursos para beneficiar colaboradores e familiares em situação de vulnerabilidade. Hoje as campanhas alcançam além do público interno da cooperativa e envolvem a comunidade, que pode entregar os materiais na unidade Aurora Coop mais próxima. É gratificante ver as pessoas compreenderem o propósito e a ação ganhar dimensão coletiva”, destaca a analista de programas sociais, Darcivana Squena.

As toneladas arrecadadas desde 2020 correspondem à redução em aproximadamente 91 toneladas na emissão de gases de efeito estufa. Os benefícios ambientais gerados pelo volume destinado à reciclagem também envolvem a diminuição no consumo de cerca de 70,86m³ de petróleo e de 26,80m³ de água, além da economia de mais de 217 MWatt/t de energia elétrica.

DESAFIO RECICLA FUNDAÇÃO 2025

Para incentivar cada vez mais a mobilização entre o público interno da Aurora Coop, a Fundação ALB promove anualmente o Desafio Recicla Fundação, que fortalece o engajamento e premia as unidades com maior peso per capita de tampas plásticas e lacres de alumínio arrecadados. Neste ano, 37 unidades se inscreverem no Desafio e intensificaram a cooperação na coleta dos resíduos.

No Frigorífico de Erechim II (FAER II), a analista responsável pelo projeto, Caroline Rigo, identificou a oportunidade de ampliar o movimento para além do público interno e firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “O poder público abraçou a ideia e compartilhou com todas as escolas municipais. Os alunos contribuíram com uma grande quantidade de tampinhas, recolhidas mensalmente pelos colaboradores da Aurora Coop”, explica. O total de materiais arrecadados no FAER II ultrapassou 2,2 toneladas e garantiu à unidade o 1º lugar do Desafio na categoria que envolveu frigoríficos e indústrias.

“Ficamos imensamente felizes e gratos pela premiação. Esta conquista tem um sabor ainda mais especial, pois representa anos de dedicação e, principalmente, perseverança. A ação passou a integrar nossa cultura e nosso dia a dia, de forma natural. Ao longo da trajetória, confirmamos que, com união e propósito, os resultados aparecem”, ressalta Caroline.

O reconhecimento como Unidade Destaque foi conquistado, pelo 3º ano, pelo Frigorífico de Chapecó II (FACH II) com o maior peso de materiais arrecadados entre todas as inscritas. O reconhecimento do Desafio Recicla Fundação 2025 foi entregue durante o evento do Prêmio Escola Cidadã e contemplou três categorias. “Ano a ano a iniciativa fortalece a cultura da sustentabilidade e, com isso, a Fundação cumpre seu propósito de cuidar das pessoas e do meio ambiente”, conclui Darcivana.

CONFIRA OS PREMIADOS NO DESAFIO RECICLA FUNDAÇÃO 2025 EM CADA CATEGORIA:

Unidades Comerciais, Centros de Distribuição, Logística, Incubatórios, Fábricas de Rações e demais unidades Aurora Coop, exceto Frigoríficos e Indústrias

· 1º – Fábrica de Rações de Mandaguari;

· 2º – Fábrica de Rações de Cunha Porã e Fábrica de Rações de Xaxim;

· 3º – Unidade de Vendas de Esteio/Nova Santa Rita;

· 4º – Unidade de Vendas Chapecó III;

· 5º – Fábrica de Rações de Erechim.

Frigoríficos e Indústrias Aurora Coop

· 1º – Frigorífico de Erechim II (FAER II);

· 2º – Frigorífico de São Miguel do Oeste (FASMO);

· 3º – Frigorífico de Chapecó II (FACH II);

· 4º – Indústria de Chapecó I (IACH I);

· 5º – Indústria de Lácteos de Pinhalzinho (ILAPZO).

Unidade Destaque (maior número arrecado entre todas)

· Frigorífico Chapecó II (FACH II).

Este site usa cookies e dados pessoais para sua melhor experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Preferências