Ir para o conteúdo

Inclusão, inspiração, arte e emoção marcam evento Viva as Diferenças em Chapecó (SC)

29 ago 2025

Arte, cultura, diversidade, emoção e, sobretudo, inclusão. Assim foi o evento Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), mantida pela Aurora Coop, que tocou o coração de mais de mil pessoas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Diante de um auditório lotado e repleto de energia, 39 alunos do Curso de Qualificação para Pessoa com Deficiência, das turmas de Guatambu e Pinhalzinho, no Oeste catarinense, celebraram sua formatura e o início de novos caminhos rumo à inserção no mundo de trabalho.

“O Estatuto da Pessoa com Deficiência completou 10 anos. A legislação cumpriu seu papel e trouxe mudanças significativas, mas, sozinha, não dá conta da transformação humanizada que a sociedade exige. São ações como essa que promovem reflexão, geram oportunidades reais de inclusão e demonstram que as diferenças não nos afastam, mas nos aproximam. Fraternidade e solidariedade são dádivas. Cidadania não é um favor, é um dever moral. Precisamos aprender com bons exemplos”, destacou o presidente da Fundação ALB, Oscar Trombeta.

Ao longo de 15 anos, o curso já formou mais de 300 alunos e cerca de 40% deles conquistaram uma colocação no mundo de trabalho. Um desses exemplos é o da formanda Ianara Particheli Zabot, de 27 anos. “Comecei a trabalhar na área de saúde ocupacional na Aurora Coop de Guatambu. A qualificação me ajudou a entender aspectos gerais de diferentes cargos, além de abordar temas como direitos trabalhistas e educação financeira. Também aprofundei conhecimentos na função que exerço atualmente. Sou autista, mas isso nunca foi um obstáculo. Essa jornada me inspira a cursar Enfermagem e me faz acreditar que ninguém deve ter medo de sonhar. Todos enfrentamos desafios, mas isso não nos impede de viver o que acreditamos. Todos somos capazes”, afirmou.

Henrique Gabriel Paz, de 17 anos, compartilhou seu entusiasmo com as conquistas. “Tenho deficiência nos membros superiores e me dedico à natação, com o objetivo de me tornar nadador profissional. Assim como no esporte, o curso também me trouxe novos aprendizados, especialmente nas áreas que me interessam, como informática e tecnologia. Sobretudo, o que considero especial foi a troca de experiências. Conheci histórias inspiradoras e sou muito grato à Fundação e Aurora Coop pelo olhar sensível para com as pessoas com deficiência.”

Além da cerimônia de formatura, o evento foi marcado por momentos de inspiração, como a palestra “Muito além do que se vê”, conduzida pelo surfista cego Derek Rabelo. “Foi um enorme prazer compartilhar minha trajetória. Falei sobre resiliência, superação, disciplina, liderança e propósito. Nasci com glaucoma congênito, perdi totalmente a visão, mas isso nunca me impediu de seguir meus sonhos. Me tornei surfista profissional, encaro ondas gigantes e sou protagonista da minha vida. Com determinação, foco e fé, podemos conquistar qualquer objetivo”, ressaltou.

Para a diretora administrativa da Fundação ALB, Sonara Bergamo Ramos, o momento foi símbolo de força e união. “Foi gratificante ver que, em prol da inclusão, realizamos um evento grandioso, que conectou pessoas com deficiência, familiares, entidades, colaboradores e comunidade. Contamos com a presença de um público extremamente comprometido em uma causa comum. Agradecemos a todos que participaram e seguem engajados em construir uma sociedade mais inclusiva. A cada edição do evento evoluímos mais.”

A programação foi encerrada com um desfile inclusivo, apresentações artísticas do grupo Sou Arte, que fez parte de todo o evento e encantou o público com performance, alegria e muitas cores, além da mostra itinerante “Retratos da Superação”, que exibe depoimentos de pessoas com deficiência que trabalham na Aurora Coop.

Este site usa cookies e dados pessoais para sua melhor experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Preferências