Sustentabilidade, educação e preservação ambiental com o programa Eco Cooperação
No Rio Grande do Sul, o programa Eco Cooperação, da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) tem passado por diferentes instituições de ensino. Na Escola Carlos Oswin Franke, do município de Portão, a educadora ambiental Samara Arsego Guaragni, trabalhou com os alunos da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental sobre os cuidados com o meio ambiente, preservação da água, seleção de resíduos e produção de adubo com resíduos orgânicos. “Os alunos receberam gibis e adesivos, material fornecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS)”, comenta a educadora.
O programa Eco Cooperação também esteve na E.M.E.F Castelo Branco (município de Canoas) e E.M.E.F Alfredo Adolfo Cassel (Sapucaia do Sul), onde as crianças aprenderam mais sobre a separação de resíduos e os prejuízos do lixo descartado incorretamente. O programa visa executar ações de educação ambiental que promovem o despertar da importância da conservação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente.
Além dessas instituições, os alunos da E.M.E.F Gov. Ildo Meneghetti (Porto Alegre) e E.M.E.F Gonçalves Dias (Portão) também aprenderam sobre questões ambientais. “Nas escolas foram trabalhadas as temáticas de seleção de resíduos, sustentabilidade e cuidado com a nossa água”, afirma. O Eco Cooperação também esteve na Escola Ildo Meneghetti e Instituição de Educação Infantil São Vicente de Paulo, ambas de Porto Alegre. “Utilizamos os materiais da Turminha da Reciclagem para trabalhar com as crianças sobre o cuidado com os resíduos e com o nosso meio ambiente”, finaliza Samara.