11ª edição do Boi no Rolete tem apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Alimentos
A colaboração dos chapecoenses marcou o fim de semana no 11º Boi no Rolete. Aproximadamente 1.100 pessoas participaram do almoço promovido pelo Programa Viver, com o apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) e da Cooperativa Central Aurora Alimentos na coordenação. No total, 120 voluntários, dos quais 40 são empregados da Aurora, trabalharam desde o planejamento até no dia do evento para garantir o sucesso de mais uma edição do Boi no Rolete.
RESULTADO
Neste ano, a meta foi arrecadar cerca de R$ 50 mil, valor que será utilizado para finalizar a cobertura de uma obra de 380 m² e para a continuação das oficinas em 2019. “Todas as oficinas são realizadas gratuitamente e a participação dos voluntários é importante para podermos dar continuidade às ações. No fim deste ano vamos formar 120 alunos da oficina de panificação e confeitaria, por exemplo e já temos 60 pessoas esperando abrir novas vagas. Atendemos diariamente 150 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos atendidas no contraturno escolar com 15 cursos e a noite atendemos as famílias, num total de 180 pessoas, no ensino fundamental, médio e técnico”, frisou a presidente do Programa Viver, Marlene Somensi.
Para a voluntária da FALB, Berenice de Lima, que trabalha no setor de Frescais da Unidade da Aurora em Chapecó (SC) – FACH I, participar do evento foi gratificante. “É o segundo ano que sou voluntária no Boi no Rolete. Além disso, participo do programa Amigo Energia desde que entrei na Aurora, há três anos e meio. Eu me sinto bem fazendo trabalho voluntário. Se cada um de nós dar um pouco para ajudar as pessoas, o mundo será bem melhor”, comentou.
A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado, comemorou o sucesso de mais uma edição do evento que já se consolidou no calendário chapecoense. “A comunidade abraçou essa causa junto com a gente. Nada se transforma sozinho, em tudo precisamos uns dos outros e é essa união que tem proporcionado vida a projetos como o Programa Viver, que de uma maneira linda oferece para crianças e adolescentes a oportunidade de um presente e futuro melhores. Agradecemos a contribuição e a participação de todos que sonham conosco”.
ATUAÇÃO DE REFERÊNCIA
O Programa Viver tem 25 anos e desenvolve diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes oriundas de famílias em vulnerabilidade social. As atividades são realizadas em contraturno escolar, oferecendo um espaço de convivência saudável e educativo, incentivando a participação em atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas e acompanhamento psicossocial por assistente social e psicóloga através de oficinas.
No período noturno, o programa oferece, para jovens e adultos, ensino fundamental por meio da Escola Básica Municipal Paulo Freire, ensino médio em parceria com o SESI, curso de panificação e confeitaria com apoio da Fundação Cargill, Senac e Sebrae e curso de assistente administrativo através do Senac. A intenção é promover a inclusão social, por meio da educação e qualificação profissional.
O programa é mantido por meio de convênio com a Prefeitura de Chapecó, sócios mantenedores, doações e promoções.
Texto e fotos: MB Comunicação