FORMATURA DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
A Cooperativa Central Aurora Alimentos e a Fundação Aury Luiz Bodanese realizaram, nessa semana, a formatura de 40 participantes do projeto de qualificação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, no Clube Real, no município de Abelardo Luz.
A iniciativa integra o programa “Atitude Agora” da Fundação, que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para que ocorra a inclusão das pessoas com deficiência. A presidente da Fundação, Isabel Cristina Trierveiler Machado, realçou que durante décadas as pessoas com deficiência foram tratadas pela sociedade como incapazes. Contudo, nos últimos anos, além de mudanças no discurso têm sido efetivadas mudanças práticas para a inclusão das pessoas com deficiência.
“Todas as pessoas são capazes de aprender e fazer, por isso a Fundação por meio do programa Atitude Agora, investe na qualificação daqueles cujas limitações são perceptíveis, com o objetivo de inseri-las e mantê-las na sociedade e no mundo de trabalho”, argumentou Isabel.
O curso de qualificação para pessoas com deficiência teve duração de três meses, as atividades eram realizadas nas quartas-feiras a tarde das 13h30 às 16h30 na unidade da Aurora de Abelardo Luz. A iniciativa contou com a parceria da Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e as APAES de Abelardo Luz, Ipuaçu e Ouro Preto.
A assistente social da Fundação, Sonara Bergamo Ramos, ressaltou que foram realizados 13 encontros, trabalhando as temáticas voltadas a cidadania, responsabilidade social, família, legislação trabalhista, documentação, saúde, relacionamentos interpessoais, normas de segurança, sinalizações de trânsito, administração financeira, orientações ambientais, culturais e sociais.
Até o momento o programa já formou oito turmas e 216 participantes dos municípios de Chapecó, Erechim, Xaxim, Cunha Porã e Abelardo Luz. Do número de formandos, aproximadamente 30% estão trabalhando. “Agradecemos o apoio do gerente da unidade e dos supervisores que contribuíram com o desenvolvimento das atividades. Todo o trabalho foi um grande aprendizado para todos os envolvidos, tanto aqueles que ministram quanto quem participa, porque a superação é uma construção diária”, observou a assistente social.
Os instrutores que ministraram as oficinas foram funcionários da Fundação e da Aurora Alimentos: Analice Barossi Benedetti, Drieli Simoni Ansiliero, Eva Elenita Trieverleir, Gracelia Cortes, Ina Carla Openkoski Lorensetti, Jucely Pretto, Marcelo Dalla Cort, Marilia Oliveira, Sonara Bergamo Ramos, Taise Dalla Giacomassa, Tamara Ludwing Mignoni e Wagner Merlini.